quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto Meio Ambiente


No último dia 16 (julho), pela manhã, a EMEF. Gov. Walter Peracchi de Barcellos realizou uma atividade relacionada ao Projeto Meio Ambiente desenvolvido na escola. Estiveram presentes professores, pais, responsáveis e alunos da escola, bem como visitantes que prestigiaram o evento. 




Na ocasião houve distribuição de mudas de árvores cedidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o apoio da professora e coordenadora Maria Helena Carriço (Departamento do Meio Ambiente), Feira de produtos orgânicos produzidos na comunidade (bairro Olaria), brechó (roupas), oficina de sucata (brinquedos), sessões de vídeos ambientais (tratamento da água e poluição) e sala sensorial, onde os visitantes, de olhos vendados, tiveram experiências táteis, auditivas e olfativas, organizadas pela professora Maria da Graça. Os funcionários presentes prepararam um lanche especial, com frutas diversas. 


Durante o evento, os alunos fizeram exposições de trabalhos realizados durante o primeiro semestre do presente ano letivo relacionados às diversas temáticas, como: animais em extinção, chás e plantas medicinais, recolhimento de óleo de cozinha, separação de resíduos, animais do mini-zoo, entre outras. 







No palco central, o professor de educação física, Rodrigo Lopes, iniciou as atividades com uma ginástica envolvendo todos os presentes.











Após, a professora Daniele Santos apresentou os alunos que fazem parte do nosso grupo ambiental. O grupo é composto por 40 alunos de 4°s e 5°s anos. Desde o início de junho, nos dispusemos a multiplicar os conhecimentos adquiridos sobre as diversas temáticas ambientais. 








Apresentamos, através de fotos, nossas ações até então: participação na trilha "Conhecendo as águas do município", oferecida pela prefeitura de Canoas; palestra realizada pela equipe de Vigilância Sanitária do município (coordenada por Getúlio Guedes); observação do simulador da Estação de tratamento de água (parceria entre a CORSAN e o Departamento do Meio Ambiente) e momentos de estudos no Laboratório de Informática da escola, acompanhados pela professora Silvia Angst.


A aluna Ana Clara, do terceiro ano da professora Denise, explicou sobre o trabalho da turma nas aulas de informática e sobre a visitação ao mini-zoo.


Estiveram presentes a professora Nelcí e o secretário Moisés, da EMEI Tijolinho, informando sobre suas ações realizadas na educação infantil. Os dois representantes demonstraram o interesse de realizar uma parceria com a Escola Walter Peracchi, na organização do horto escolar e compostagem. Esta parceria foi simbolicamente firmada com uma troca de mudas (Araçá e limoeiro) entre as escolas, que serão plantadas no início do mês de agosto.




Entre os visitantes, o professor Ulli Darci Arend (que já esteve na direção da escola) ficou encantado com a continuidade do projeto que foi iniciado por ele, em sua gestão. O professor lamentou a ausência de alguns canteiros plantados na época, mas comentou que esse é um trabalho que não pode se perder.












Outra importante presença foi a da também professora da rede municipal Maria Inês Pacheco, coordenadora do Projeto "Arroio Araçá: Nosso Rio Guri". Cabe citar a participação da escola no evento "18ª Romaria das Águas", onde foi estabelecida uma parceria com o projeto, visto que a escola encontra-se próxima ao percurso do arroio Araçá. A professora ofereceu uma muda de araçá, simbolizando a aderência ao projeto, sendo plantada pelos alunos, na praça da escola.





















Professora Caroline (ciências), Diretora Geni, Professoras Inês e Daniele, alunos Marcos e Matheus.


Na tarde, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao projeto, como sessões de vídeo e jogos virtuais (LIEF) sobre a temática "sustentabilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário