terça-feira, 22 de novembro de 2011

Divulgando nossas ações: "A voz do professor"

Um comentário:

  1. Oi Prof. Daniele e comunidade da Escola P.Barcellos-

    O Projeto do Rio Guri nasceu com o objetivo de divulgar a importância sociocultural e ecológica do Arroio Araçá buscando realizar um trabalho transdisciplinar com a escolas, com apoio da comunidade, das Secretarias Municipais, incentivando a população para participação nos programas e políticas públicas, visando o cuidado e preservação do meio ambiente na busca da sustentabilidade.
    Desde 2006 o Projeto busca a defesa e preservação do Arroio Araçá levantando três questões chamando a sociedade, inicialmente,para conhece-lo e investiga-lo.
    1º - Sua Presença Histórica: em mapa datado de 1884 verifica-se que as terras canoenses foram repartidas entre três dos herdeiros de Pinto Bandeira e o Arroio estava lá limitando os lotes. A cidade iniciou-se a partir de estâncias de veraneio tal era sua riqueza natural, cresceu em torno do Araçá e tudo isto deve ser reconhecido pela população;
    2° - O Recurso Hídrico: a quantidade de água que envolve o planeta ainda deixa seu povo na ilusória crença de que os dados lançados sobre risco de escassez é somente alarde. Tal qual em Canoas, rodeada de água por todos os lados, podemos estar acreditando que não corremos este risco. Porém, a situação local do nosso Arroio mostra, como a nível global, de que forma vamos destruindo nascentes, desviando os cursos dos rios, poluindo e esgotando mananciais, interferindo em todo ecossistema envolvido;
    3° - Pela Saúde Pública: não é mais admissível que, com todo o conhecimento, toda a tecnologia e legislação atual, se continue a poluir e contaminar a água que bebemos. O Arroio Araçá serve como via de escoamento de esgoto e tem sido utilizado como depósito de lixo dos mais variados, sendo que no final de seu curso encontra-se um dos pontos de captação de água para a cidade.

    A Escola Peracchi Barcellos tem sido grande parceira neste movimento.
    Obrigado a todos.
    Nosso manancial merece.

    ResponderExcluir