sexta-feira, 28 de outubro de 2011

pH da água:

A atividade ”pH do Planeta”, que é parte do Experimento Global conduzido durante o Ano Internacional da Química - AIQ 2011 (http://quimica2011.org.br/), e integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). No Brasil, as atividades estão sendo realizadas pelos órgãos representativos da Química Brasileira. Este experimento faz parte deste conjunto de ações, e é uma maneira da SBQ contribuir ativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade e a preservação do planeta Terra, tendo como lema: QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR.

Nesta atividade, os alunos irão coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química -­‐ http://qnint.sbq.org.br/qni).

Nosso grupo fez o cadastro para participar da atividade e, no dia 27 de outubro, recebemos os kits para a realização da mesma. Resolvemos fazer um teste com o material recebido. Tínhamos guardado uma amostra da água do rio dos Sinos, coletada na ida à Caraá, e ficamos curiosos em descobrir o seu pH. Na verdade, os kits foram pedidos com a intenção de analisarmos a água de vários pontos do arroio Araçá. A saída estava marcada para o dia 26 de outubro, mas choveu muito. Remarcamos para o dia 4 de novembro. Ainda faremos a atividade com a água do arroio, mas não custava nada testar o experimento e ver se de que cor a água ficaria...
6.2 foi o valor do pH da água coletada próximo à nascente do rio dos Sinos. Agora iremos estudar um pouco mais sobre o que é pH, para compreendermos mais sobre nossa experiência até a aplicação nas águas do Araçá!!

sábado, 15 de outubro de 2011

Organizando as lixeiras...

Desde a segunda semana de agosto estamos 
organizando a separação dos resíduos escolares em orgânico e seco.










Infelizmente os resultados até o momento não são os desejáveis.



Mas nosso grupo não desiste e segue acreditando na mudança através do exemplo!





Durante a ida na praça da escola, aproveitamos para recolher os resíduos deixamos por colegas ou trazidos pelo vento. Matheus, que deixou o grupo, é nosso colaborador nas horas vagas. Sinal de que incorporou alguns hábitos em sua vida.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Prêmio PRESERVI 2011!

11/10/11


Em virtude do reconhecimento que tivemos da ACADEF (PRESERVI) em parceria com a SMMA e departamento, recebemos um troféu e a oportunidade de passarmos algumas horas no parque Getúlio Vargas/Canoas. Visitamos o mini-zoo e as dependências do parque. Quinze (15) componentes do grupo representaram a escola no evento que contou com a participação da SMMA (Celso Barônio), Departamento do Meio Ambiente (Maria Helena Carriço e Estela Peuckert), professora Maria Helena Flores, representantes (Priscila Junqueira) e diretores da ACADEF, pais e outras quatro (4) escolas também selecionadas por seus projetos.







Boneco Juca e "A última flor amarela" (Caulos).
















Mini-zoo.








Parabéns, Peracchi!!!

Resultado do prêmio PRESERVI!

7/10/11
No dia 26 de setembro, inscrevemos a escola em um concurso que dá destaque à projetos socioambientais realizados em Canoas, promovido pela Associação de Deficientes Físicos (ACADEF). A associação promove saídas de campo (gratuitas) para diferentes locais e prima por trabalhar a sensibilização em relação ao meio. Enviamos um cartaz com figuras e colagens, contando sobre o projeto Meio Ambiente da escola. Destacamos a revisão do mesmo, as atividades desenvolvidas pelos professores e pelo nosso grupo ambiental que desenvolve suas atividades desde junho. Ficamos entre os cinco melhores projetos. Um dos prêmios foi uma saída com o barco Martim Pescador (15 lugares). Como, neste semana realizamos a mesma saída, optou-se por convidar representantes de outras turmas (3º, 4º e 6º anos, Mais educação) e professores. Dessa maneira esperamos atingir mais colegas, envolvendo toda a escola no processo.





 Parabéns a todos! Estamos colhendo alguns frutos!


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Martim Pescador: o barco-escola!

04/10/11
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e Departamento, em parceria com a CORSAN/Canoas, ofereceu ao nosso grupo a participação no barco-escola "Martim Pescador".
Saindo da praia do Paquetá (Canoas), o barco sobe o rio dos Sinos enquanto observamos as paisagens ao longo do percurso.
O guia, Wesley, conhecido com Graxaim ("Como assim?"), conta histórias e nos apresenta o barco, enquanto o comandante direciona o timão. Linda, da SMMA, acompanha nossa viagem e a equipe da CORSAN nos lembra sobre a Semana Interamericana da água.






No nível superior do barco, através de brincadeiras, vamos descobrindo curiosidades sobre as aves e peixes que habitam o rio dos Sinos e a mata ciliar.











"Tô doente"... "tô doente"... assim exclama a natureza que nos pede socorro! Percebemos que nossas atitudes serão de grande importância para manutenção de um meio ambiente equilibrado e saudável.









Nosso compromisso se firma ao observarmos imagens da mortandade de peixes, datadas em 2006, e o jornal do dia, com notícias semelhantes.
Nossa saída termina com estas reflexões que levaremos para nossa vida, assim como iremos repensar nossos atos a partir das conversas que estabelecemos.

Horta... sondando o local!

No dia 4 de outubro, recebemos a visita do Sr. Roberto, técnico da EMATER/Canoas, que nos deu ótimas dicas e está disposto a nos assessorar na organização da horta e da composteira na escola. Temos um espaço que está desativado, mas, segundo o Sr. Roberto, muito bom pela constante presença do sol e pelo tamanho do terreno.



Sr. Roberto conversando com Seu Ilto ("Quietinho") que auxilia na manutenção/reparos da escola.
Organizamos um pouco o local, limpando o terreno, e observamos materiais que poderão ser utilizados. O secretário da EMEI. Tijolinho, Tio Moisés, conversou com o técnico e levantou questões sobre possíveis doações, mutirões, etc.
Seu Jorge (na foto), que é pai de alunas e também realiza pequenas obras na escola, colocou-se à disposição para mexer a terra, conseguir adubo e auxiliar na organização de cisternas, ideia lançada pelo Sr. Roberto. Nas próximas semanas a escola estará recebendo novas caixas d'água e as 'velhas' servirão na captação de água da chuva.