sexta-feira, 28 de outubro de 2011

pH da água:

A atividade ”pH do Planeta”, que é parte do Experimento Global conduzido durante o Ano Internacional da Química - AIQ 2011 (http://quimica2011.org.br/), e integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). No Brasil, as atividades estão sendo realizadas pelos órgãos representativos da Química Brasileira. Este experimento faz parte deste conjunto de ações, e é uma maneira da SBQ contribuir ativamente para o desenvolvimento de nossa sociedade e a preservação do planeta Terra, tendo como lema: QUÍMICA PARA UM MUNDO MELHOR.

Nesta atividade, os alunos irão coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global (Global Experiment Database), juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (portal QNInt da Sociedade Brasileira de Química -­‐ http://qnint.sbq.org.br/qni).

Nosso grupo fez o cadastro para participar da atividade e, no dia 27 de outubro, recebemos os kits para a realização da mesma. Resolvemos fazer um teste com o material recebido. Tínhamos guardado uma amostra da água do rio dos Sinos, coletada na ida à Caraá, e ficamos curiosos em descobrir o seu pH. Na verdade, os kits foram pedidos com a intenção de analisarmos a água de vários pontos do arroio Araçá. A saída estava marcada para o dia 26 de outubro, mas choveu muito. Remarcamos para o dia 4 de novembro. Ainda faremos a atividade com a água do arroio, mas não custava nada testar o experimento e ver se de que cor a água ficaria...
6.2 foi o valor do pH da água coletada próximo à nascente do rio dos Sinos. Agora iremos estudar um pouco mais sobre o que é pH, para compreendermos mais sobre nossa experiência até a aplicação nas águas do Araçá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário